Por Miltinho
"Obrigado por se candidatar. Embora suas qualificações o tenham destacado, outro candidato foi escolhido para esta oportunidade. Seu currículo ficará em nosso cadastro para futuras oportunidades".
Certamente você já deve ter recebido um e-mail como este após ter se candidatado a uma vaga de emprego em algum site. Pura balela!!! Os lixos dos selecionadores usam os currículos dos não escolhidos de rascunho ou papel para anotação. Outros, não duvido, devem limpar o rabo com as centenas de CVs que recebem de pessoas em busca de um trabalho melhor.
Além disso, quando o candidato faz uma entrevista presencial, o que gera uma expectativa ainda maior para saber o desfecho da seleção, sempre tem a FDP da moça do RH que diz que irá entrar em contato com ele, seja a resposta positiva ou negativa. Contudo, meu amigo, elas nunca entram em contato, a não ser que você seja o escolhido pela empresa. Caso não seja o cara, seu CV vira forro de gaiola ou é usado para cachorro cagar em cima.
Por essas e outras, fica aqui a dica: nunca crie expectativa ou espere retorno de uma seleção de emprego. Se entrarem em contato contigo, parabéns, você será contratado. Se não entrarem, pelo menos você não ficou ansioso com o prometido retorno desses malditos.
Outro dia, na sala de espera para uma entrevista de emprego, troquei algumas palavras com uma mulher que aguardava outra selecionadora. Em pouco mais de cinco minutos de prosa, ela me disse que trabalha com RH e que nunca olha todos os CVs que chegam.
Normalmente, esses desgraçados analisam os CVs por ordem de chegada e, ao encontrarem o perfil desejado, nem leem os outros. Ou seja, se você não mandou o CV na hora em que a vaga foi colocada no ar, se fudeu. Vai perder tempo para dar um tapa no CV e mandar um e-mail que nunca será lido.
A sigla RH, ao contrário do que dizem significar - Recursos Humanos -, deveria se referir a Ralo Humano, já que esses selecionadores de merda não passam de lixo. Sem querer ofender o lixo, que tem várias utilidades, como geração de energia, produção de adubo, entre outras.
Um comentário:
E o pior é que esta falta de retorno não acontece somente com o RH. A falta de vontade e a indiferença com o outro é gritante. Também escrevi um pouquinho sobre o "básico" que não é feito. http://mateus35.blogspot.com/2010/10/basico.html
Abraços.
Postar um comentário